10.10.18

A DEMOCRACIA DESARTICULADA, DESPREZADA, APESAR DE EXALTADA PELA ESMAGADORA MAIORIA

HELIO FERNANDES -


Na quinta feira, Institutos decidiram avaliar o apreço, respeito e até admiração pela democracia. Publicaram o resultado na mesma quinta feira. Foi o seguinte, fartamente publicado por jornais e televisões. 69% da população revelou apreço pela democracia. E completaram: "É o melhor sistema de governo". 22% não tiveram constrangimento de afirmar: "Tanto faz, democracia e ditadura representam a mesma coisa". 9% não sabiam.

Logo no domingo, 48 horas depois, a tão elogiada e apreciada democracia foi abandonada e esquecida. 49 milhões de cidadãos, representando 46 milhões de votos validos, consagraram o capitão ditatorialista, corrupto, com propriedades não declaradas e sonegador. Não liquidou logo a eleição pela falta  de míseros 4 por cento de votos, que obterá facilmente.

Pra ele foi maravilhoso haver o segundo turno, que ele fez campanha, proclamando que não haveria. Agora, nesses inesperados 21 dias, já está enterrando o ditador que sempre  existiu, desenterrando o democrata que nunca houve. Constatem a satisfação  dele nos seus discursos conciliadores, pregando a  união e o dialogo, no velório da própria democracia. Com os votos dos que se diziam admiradores da democracia.

Admitamos que 15% dos 22% que afirmavam, "democracia e ditadura, são a mesma coisa", tenham votado nele. Como registrou 49 milhões, ficam faltando explicação para os outros 34 milhões. Que só podem ter vindo dos que admiravam a democracia, ou seja,  dos 69%.

Na conquista ou busca desses 4% que falta, está construindo imagem inteiramente diferente da verdadeira.

PS- Que chegue logo o domingo 28, para que a palhaçada termine.

PS2- Da forma como ele planejou e a democracia está aceitando e ratificando.