MARCELO MÁRIO DE MELO -
Ela não era uma pedra grande que desse para fazer pedregulho ou formar muralha. Nem pedra pequena que se pudesse pegar e atirar. Nem pedrinha que entra no sapato. Em forma de bola grande, tinha de ser apanhada com as duas mãos, fazendo-se força. Por isso não era muito mexida e ficava mais à vontade.
Não era pedra parada no meio do caminho. Nem ficava somente olhando as coisas na beira da estrada. Vivia rolando e ralando a pele no chão da vida. Observava os jeitos e dramas das pedras de todos os tipos. Tirava conclusões e gostava de ensinar o que aprendia.
As pedras grandes e imóveis. Dinamitadas. Vasadas em túneis nas entranhas. Gerando pedregulho em estradas e aterros. Virando pedrinhas para canteiros e caminhos. Misturadas com cimento nas britadeiras. As pedrinhas de barro pisadas, virando pó.
A tristeza das pedras usadas para matar passarinho e ferir pessoas. Das pedras tumulares. Das pedras de sangue. Das pedras amarradas aos corpos dos assassinados jogados nos rios. Das pedras usadas para construir muros e dividir povos. Das pedras das trincheiras. Das pedras de crack. A amargura do coração de pedra.
A alegria da pedra rolando para entrar luz na caverna. Da pedra saindo dos rins. Da pedra de David na testa de Golias. A inveja das pedras ante as bolinhas de gude na brincadeira das crianças e se espalhando na rua para derrubar os cavalos dos soldados que vêm espancar o povo.
Pedrinhas e montanhas rochosas. Variedade das pedras. Utilidade das pedras. Pedras de alicerces e calçadas. Seixos. Pedra ume. Pedra pome. Pedra mó. Pedra de sal. Pedra de sabão.Pedra esculpida. Pedras preciosas. O valor das pedras. A poesia das pedras.
Ela juntava histórias, analogias, poemas inspirados nas pedras, sinônimos e expressões pedrosas. As pedras do caminho. O caminho das pedras. Construir sobre a pedra. Pedreira, pedreiro, pedraça, pedraria, pedrada, pedregulho, pétreo, petrificado. Pedra d’água, pedra de fogo, pedra que canta, pedra de toque.
Vivendo a aprender e ensinar, ela era uma pedragoga. E ajudando a florescer, era também pedraflor.