REDAÇÃO -
O Presidente dos Estados Unidos confirmou esta sexta-feira que uma reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-un vai mesmo acontecer no dia 12 deste mês, depois de receber, na Casa Branca, uma carta de Kim Jong-un entregue pela mão de Kim Yong-chol, braço direito do líder norte-coreano.
A cimeira entre Trump e Kim Jong-un, originalmente agendada para 12 de junho em Singapura, estava em dúvida depois de o Presidente dos EUA ter anunciado o seu cancelamento em maio devido à “tremenda fúria e hostilidade” atribuída aos norte-coreanos.
Trump quer discutir com Kim Jong-un o desmantelamento do programa de armamento nuclear norte-coreano. Na quinta-feira, em declarações à Reuters, o Presidente dos EUA afastou o cenário de um acordo sobre o dossiê nuclear num futuro próximo, mas declarou alguma expectativa de que o encontro acabasse mesmo por se realizar, mesmo que as conversações falhassem.
O jornal Wall Street Journal citou um responsável da Administração Trump classificando a carta como “bastante básica”: expressaria vontade de um encontro sem concessões nem ameaças. Já antes Kim afirmara manter-se disponível para um encontro com Trump. (via Publico)
***
KIM JONG UN CONCORDA EM REALIZAR UMA CÚPULA COM A RÚSSIA
(via RT)