1.6.18

1- MULTA A POSTO DE COMBUSTÍVEIS QUE NÃO REPASSAR DESCONTO SERÁ DE R$ 9,4 MILHÕES, DIZ GOVERNO; 2- NOVO GOLPE DO WHATSAPP PROMETE LISTA DE POSTOS ABASTECIDOS COM GASOLINA

REDAÇÃO -

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, durante coletiva de imprensa após a reunião do Gabinete de Acompanhamento da Normalização do Abastecimento, em Brasília (DF) – 31/05/2018.
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse na noite desta quinta-feira que o governo vai punir com multa de 9,4 milhões de reais os postos de combustíveis que não repassarem, a partir de sábado, o desconto de 46 centavos por litro de óleo diesel nas bombas. A redução no preço foi uma das exigências dos caminhoneiros para encerrar a greve que durou dez dias.

Outras punições anunciadas pelo governo são a suspensão temporária do estabelecimento e a cassação da licença.

Uma portaria com as normas da fiscalização dos postos será publicada pelo Ministério da Justiça. Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, não haverá “tabelamento” de preços, mas os postos serão obrigados a repassar às bombas o desconto de 46 centavos. Marun também afirmou que o novo preço já será visto a partir de segunda-feira, na medida em que os estabelecimentos sejam abastecidos com os novos descontos praticados nas refinarias.

O governo também anunciou nesta quinta a criação de uma rede fiscalizadora de postos para “delatar” o combustível caro. A estrutura contará com a participação da Advocacia-Geral da União, a Agência Nacional de Petróleo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e os Procons estaduais. (…)
(via Estadão Conteúdo na Veja)

***
Novo golpe do WhatsApp promete lista de postos com abastecidos gasolina


Em meio à greve dos caminhoneiros no Brasil, um novo golpe circula no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Desta vez, os usuários são atraídos por um link encurtado que promete mostrar uma lista de postos que receberão gasolina. Quem alertou sobre o golpe foi a fabricante de antivírus Kaspersky Lab.

Segundo informações da Kaspersky Lab, cerca de 60 mil usuários foram vítimas da fraude em menos de 24 horas. Ao clicar no link falso, o usuário se depara com uma página ilustrada com a imagem da Petrobras, e é orientado a informar a cidade e o Estado em que reside.

Depois, ele recebe um aviso dizendo que para ver a lista completa com os postos de gasolina abastecidos é necessário compartilhar o link com três amigos.

Os comandos não levarão a vítima a nenhuma lista: ela é redirecionada para páginas que oferecem serviços pagos ou mostram propagandas, e pode receber também ofertas para a instalação de aplicativos que, na verdade, podem causar danos ao celular.

A partir disso, os cibercriminosos podem lucrar pela assinatura dos serviços pagos, pela exibição das propagandas e pela sugestão da instalação dos aplicativos. (…)