5.1.18

1- ESCOLA DE SAMBA DO RIO TERÁ BONECO DE TEMER COMO VAMPIRO; 2- ESQUEMA DE SEGURANÇA DE JULGAMENTO DE LULA DEVE TER CÃES, TROPAS A CAVALO, HELICÓPTEROS E ATIRADORES DE ELITE

REDAÇÃO -


A escola de samba Paraíso do Tuiuti, que desfila no domingo antes da Grande Rio, terá um boneco gigante do presidente Michel Temer fantasiado de vampiro, em cima de um saco de dinheiro.

O pato amarelo, um dos principais símbolos das manifestações de 2016, em São Paulo, também terá destaque no desfile da escola, que tem como enredo "Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?".

Na sinopse do enredo que trata do tráfico de escravos, a escola explica: "Segue vivendo espreitada no antigo pensamento de 'nós' e 'eles' e não nos permite enxergar que estamos todos no mesmo barco, no mesmo temeroso Tumbeiro, modernizando carteiras de trabalho em reformadas cartas de alforria".

Já a Beija-Flor também vai fazer crítica. Em um dos carros da escola os políticos estarão vestidos de terno e gravata e vão contracenar com celas, prisões e tornozeleiras eletrônicas. (via Revista Fórum)

***
Esquema de segurança de julgamento de Lula deve ter cães, tropas a cavalo, helicópteros e atiradores de elite


Concebido para articular ações conjuntas em momentos de crise, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria Estadual da Segurança planeja para o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro, uma operação semelhante à montada para o depoimento do petista ao juiz Sergio Moro, em Curitiba.

Na ocasião, em maio do ano passado, mais de 3 mil homens foram arregimentados – 1,7 mil deles policiais militares – e toda a região no entorno da Justiça Federal foi isolada (veja abaixo).

Na primeira reunião do GGI, na quarta-feira (4), ficou definido que, na próxima semana, cada instituição irá apresentar um plano prévio sobre a própria atuação. Deverão ser usados cães, tropas a cavalo, helicópteros e até mesmo atiradores de elite no topo dos prédios ao redor do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), local do julgamento.