30.12.17

1- FREIXO DEFENDE CANDIDATURA BOULOS E DIZ QUE NÃO É HORA DE UNIFICAR ESQUERDA; 2- REAJUSTE DO SALÁRIO MÍNIMO EM 2018 É O MENOR EM 24 ANOS

REDAÇÃO -


Para o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), reconstruir uma esquerda que definitivamente "não entendeu [os protestos de] 2013" pode significar seguir caminhos separados.

"A gente vive um momento de reconstrução: qual esquerda a sociedade vai enxergar? Porque precisa enxergar o diferente. Não sei se esse é o momento de unificar todo mundo, não. Até porque a direita também está muito fragmentada: Jair Bolsonaro, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles..."

Veio de Freixo a ideia de lançar Guilherme Boulos à Presidência –março é o prazo para definir se o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) se filia ao PSOL e a chapa vinga, afirma.

Ao lado de Ciro Gomes (PDT) e Manuela D'Ávila (PCdoB), Boulos engrossaria as candidaturas à esquerda que inquietam petistas.

Se o partido de Lula quisesse mesmo recompor o campo progressista, "não andaria de braços dados com Renan Calheiros", diz Freixo entre poemas de Pablo Neruda ("nada puede contener todo el sol en las banderas"), fotos do MST e uma camisa personalizada do Flamengo –adornos de seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio, da qual se despedirá em 2018, após três mandatos, para concorrer à Câmara.

As informações são de reportagem de Anna Virgínia Balloussier na Folha de S.Paulo. (via Rio247)

***
Reajuste do salário mínimo em 2018 é o menor em 24 anos

Do G1:

O reajuste de 1,81% no valor do salário mínimo para o ano de 2018, de R$ 937 para R$ 954, é o menor desde o Plano Real, anunciado em 1994 e que controlou a hiperinflação na economia brasileira, aponta série histórica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Isso significa que o reajuste que será aplicado no salário mínimo no ano que vem o menor em 24 anos. Até então, o menor aumento havia ocorrido em 1999, quando o salário mínimo, que serve de referência para 45 milhões de pessoas no Brasil, havia avançado 5,79%.Isso significa que o reajuste que será aplicado no salário mínimo no ano que vem o menor em 24 anos.