Via SENGE-RJ -
Dufour estuda os princípios neoliberais e defende que estes reduziram os indivíduos à condição de semianalfabetismo cultural e identitário.
O SENGE Rio recebeu, nesta segunda-feira (07), o filósofo francês Dany Robert Dufour (foto). O encontro foi realizado com o objetivo de discutir o papel dos princípios neoliberais na construção da sociedade pautada pelo egoísmo e que reduz os indivíduos à condição de semianalfabetismo cultural e identitário que vemos no mundo hoje.
“É um sistema que não é viável. A crise de 2008 é um exemplo, quando o sistema financeiro foi destruído. Isso é muito grave, pois sem ele não tem como financiar as despesas normais e destrói o sistema financeiro, social, da natureza, pois tudo se torna “explorável” pelo capital. É um sistema mortífero, que destrói o mundo e a espécie humana”, criticou Dufour.
Para ele, estamos próximos da destruição do mundo.
“As condições de vida na terra estão sendo destruídas por esse sistema incontrolável. Ele destruindo também a sociedade e os laços dela”, afirmou.
Dufour é professor aposentado da Université Paris VII e ex-diretor de pesquisa da Collège International de Philosophie. Entre suas principais obras, está “A Cidade Perversa: Liberalismo e Pornografia”.
Estiveram presentes no encontro o diretor do SENGE Rio Agamenon Oliveira, o professor de história e coordenador do projeto SOS Brasil Soberano, Francisco Teixeira, o advogado e cientista político Jorge Folena, a economista e pesquisadora Ceci Juruá, entre outros convidados.