Via FENEPOSPETRO -
Através de projetos sociais, a presidente do Sindicato dos Frentistas de Sorocaba e Região, Sueli Camargo (foto), conscientiza o trabalhador da importância das entidades de classes para a sociedade.
O trabalho do sindicato vai além da luta por melhores salários e por direitos para a categoria. A conscientização do trabalhador é o caminho para desenvolver uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Através de projetos sociais, o Sindicato dos Frentistas de Sorocaba e Região consegue despertar a consciência do trabalhador e aproximar a categoria da entidade. A presidente do sindicato, Sueli Camargo, diz que com os projetos conseguiu levantar uma discussão sobre a importância de se doar e participar efetivamente da luta pelo bem-estar social.
Segundo Sueli Camargo, o sindicato lançou em julho deste ano o projeto “Abastecendo o futuro com amor”, que atende aos futuros pais e mães da categoria e auxilia a família frentistas no momento especial que é a chegada do bebê. Ela diz que a ideia surgiu da necessidade de acolher o trabalhador associado e criar um laço com o futuro desse novo membro da família. Para Sueli, o sindicato tem que ser o segundo lar do trabalhador e mostrar, através de projetos, que as conquistas trabalhistas estão diretamente ligadas as transformações sociais no mundo. “O trabalhador consciente tem mais poder e força para lutar”, completa.
O sindicato lançou também em junho deste ano o projeto “Doar faz bem ao coração”. Na campanha realizada com os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência de Sorocaba, o sindicato recolheu mais de mil peças de roupas de frio e de cama que foram doadas para instituições de caridade e também para órgãos públicos.
ABASTECENDO O FUTURO COM AMOR
Só no mês passado, o Sindicato dos Frentistas de Sorocaba e Região entregou aos associados que se tornarão pais e mães 10 kits de bebê. Para ter direito ao kit abastecendo o futuro com amor, o frentista tem que ter, no mínimo, três meses como sócio, e a gestante (sócia ou dependente), deve estar no sétimo mês ou mais, sendo necessária a apresentação da carteira de pré-natal. O kit é composto por uma bolsa impermeável, manta, body, macacão, calça e gorro.
DOAR FAZ BEM AO CORAÇÃO
A sede do sindicato se transformou no QG de recolhimento de roupas de inverno para doação. De acordo com Sueli Camargo, o sucesso da campanha se deve a participação dos trabalhadores da categoria que abraçaram a causa e doaram muitas peças de frio para o sindicato. “ A sede da entidade foi decorada com o tema inverno e uma caixa de coleta foi instalada na recepção. Esse projeto foi muito importante porque foi desenvolvido pelo sindicato e a categoria”, conclui Sueli Camargo.
A presidente do Sindicato dos Frentistas de Sorocaba afirma que a entidade sozinha não tem condições de mudar os conflitos existentes na relação capital-trabalho, por isso, é preciso reforçar e renovar os laços com a categoria e os projetos sociais ajudam a construir esse elo.
* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Fenepospetro