Via SINPOSPETRO-RJ -
Em busca de uma oportunidade de emprego, trabalhadores dos setores de comércio serviços entregam currículos na subsede do SINPOSPETRO-RJ, na Baixada Fluminense.
A crise econômica e a procura pelo primeiro emprego têm levado muitas pessoas a baterem de porta em porta em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Nessas horas, os sindicatos acabam servindo de referência para muitos trabalhadores que querem sair da estatística do desemprego. Na subsede do Sindicato dos Frentistas do RJ (SINPOSPETRO-RJ), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a entrega de currículos aumentou cerca de 50% nos últimos meses.
Segundo a funcionária Cristiane de Freitas, que faz atendimento todas às terças-feiras, em Nova Iguaçu, são recebidos por semana cerca de 10 currículos na subsede da Baixada. Ela salienta que a maioria dos currículos é de trabalhadores do setor de comércio e serviços, mas que nunca trabalharam em postos de combustíveis. Cristiane diz que os empregados de outros setores buscam também informações sobre o treinamento para frentistas e a qualificação necessária para fazer parte da categoria. Todos os currículos são encaminhados para o banco de empregos do SINPOSPETRO-RJ, que funciona na sede da entidade, em Vila Isabel.
BANCO DE EMPREGOS - O banco de empregos do SINPOSPETRO-RJ foi criado em 2013 para facilitar a recolocação dos funcionários da categoria no mercado de trabalho.
Para facilitar o cadastro no sistema de banco de empregos, o trabalhador precisa preencher todas as solicitações do curriculum. Quanto mais informações, maiores as chances de recolocação no mercado de trabalho. As informações pessoais, profissionais e de escolaridade são essenciais para realização do castrado do trabalhador.
Para facilitar o encaminhamento do trabalhador às empresas, o banco de emprego traça o perfil profissional de cada candidato. A ideia é fazer com que o trabalhador exerça uma função mais próxima do seu histórico profissional.
Os dados do banco de empregos são atualizados todo mês, com o registro de abertura e fechamento de vagas e com a baixa dos currículos encaminhados. A seleção é feita pelas empresas no local de trabalho.
* Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ