REDAÇÃO -
Nesta semana, a fase de comissões técnicas se encerra em relação à chamada reforma trabalhista (PLC 38/17). A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realiza, na terça-feira (27), duas audiências públicas — uma pela manhã e outra à tarde — sobre o projeto. Entenda o conteúdo da proposta.
Na quarta-feira (28), o colegiado vota o parecer favorável do relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR). A matéria passou antes pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE); e de Assuntos Sociais (CAS). Na primeira passou o relatório favorável ao texto aprovado pela Câmara. Na segunda, o relatório foi rejeitado.
Votos em separado - Como aconteceu na CAE e CAS, até o momento, foram apresentados dois votos em separado. Um é o do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) e o outro é do senador Paulo Paim (PT-RS), que tem liderado a oposição no combate ao projeto do governo.
Antes de votar o projeto, os autores dos VT irão lê-los, a fim de fazer uma contraposição ao parecer do relator, que é favorável ao texto aprovado na Câmara. O senador Paim, em seu VT, manifesta-se pela inconstitucionalidade do projeto e, no mérito, pede sua rejeição. (via DIAP)
Leia mais no site do DIAP
***
Metroviários aprovam indicativo de adesão à Greve Geral
A categoria reunida em assembleia na última quinta-feira (22) aprovou a indicação de participar da Greve Geral contra as reformas do governo Michel Temer. Em mais uma demonstração de força e democracia interna os companheiros votaram em favor da paralisação, em conjunto com as demais categorias profissionais brasileiras.
Durante a reunião, os metroviários e metroviárias repudiaram os ataques do governo federal, com as tentativas de aplicar as reformas Trabalhista e Previdenciária, e o próprio governo, com o menor índice de aprovação da história.
Uma nova assembleia acontecerá no dia 29 para definir como será a participação da categoria na greve do dia 30. (via Sindicato dos Metroviários)