REDAÇÃO -
A Quarta Turma do STJ decidiu liberar, nesta quarta-feira (21) o site de humor “Falha de São Paulo”, criado pelos irmãos Lino e Mario Bocchini para satirizar a cobertura jornalística do jornal “Folha de S. Paulo”.
O entendimento do STJ foi majoritário: quatro ministros da turma, composta por cinco, votaram a favor dos irmãos Bocchini. Luís Felipe Salomão divergiu do relator Marco Buzzi, e votou pela liberação do site. A divergência foi acompanhada por Raul Araújo, Antonio Carlos Ferreira e Isabel Galotti.
Lino Bochini informa que o site não volta ao ar automaticamente: “Estamos vendo com os advogados o que é preciso fazer, quem é preciso avisar etc. Ainda preciso conversar melhor com meu irmão, mas a intenção é recolocar no ar sim, nem que seja para ser uma memória do caso e um alerta para que não se repitam novas situações de censura como esta”, conclui.
Para Lino, a decisão é boa inclusive para a Folha. “Como foi a primeira vez que um órgão de imprensa censurou um pequeno blog, abria-se uma jurisprudência terrível, que poderia ser usada contra eles mesmos, que tantas vezes se utilizam de parodias em suas colunas, charges etc.” (…) (via Revista Fórum)
***
DIEESE:
Privatização do setor de saneamento no Brasil
As medidas desconsideram água e saneamento como direitos humanos básicos e vão na contramão da experiência internacional.
O DIEESE divulga estudo sobre o processo de privatização do setor de saneamento, em curso no Brasil. As medidas desconsideram água e saneamento como direitos humanos básicos e vão na contramão da experiência internacional, que tem reestatizado os serviços a custos elevados para a sociedade.
Para ler o estudo, clique aqui