8.8.16

ESPECIAL OLÍMPICO III – RADICAL DEFENSOR DA JUSTIÇA SOCIAL, JOSÉ CARLOS DE ASSIS FALA DA ‘ALIANÇA PELO BRASIL’ [VÍDEOS]

REDAÇÃO -


Inverno com cara de verão, temperatura na faixa dos 30 graus na máxima, Pedra do Arpoador, dia ensolarado, como pano de fundo o morro Dois Irmãos e a faixa de areia mais badalada da cidade, assim o editor Daniel Mazola iniciou a terceira entrevista da série ‘Especial Olímpico’, o entrevistado: professor José Carlos de Assis.

Jornalista, escritor, economista e Doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ. Autor de mais de 20 livros sobre economia política. Nasceu na cidade de Marlieria, no Vale do Aço no Estado de Minas Gerais, em 14.09.1948. Chegou ao Rio de Janeiro em 1970, foi morar no bairro do Catete e de lá nunca mais saiu. Foi professor de Economia Internacional na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é pioneiro no jornalismo investigativo brasileiro no período da ditadura militar de 1964.

Nos livros do escritor José Carlos de Assis podemos ver uma enorme relação de escândalos no período da ditadura. Um deles, o mais famoso, "A Chave do Tesouro, anatomia dos escândalos financeiros no Brasil: 1974/1983", onde se revela diversos casos de corrupção. Caso Halles, Caso BUC (Banco União Comercial), Caso Econômico, Caso Eletrobrás, Caso UEB/Rio-Sul, Caso Lume, Caso Ipiranga, Caso Aurea, Caso Lutfalla (família de Paulo Maluf, marido de Sylvia Lutfalla Maluf), Caso Abdalla, Caso Atalla, Caso Delfin (Ronald Levinsohn), Caso TAA. Cada caso é um capítulo do livro. Os escândalos financeiros trouxeram prejuízos inimagináveis à economia daquela época.

Em 1983 o Prêmio Esso de Jornalismo contemplou as reportagens sobre o caso Delfin (BNH favorece a Delfin), do jornalista José Carlos de Assis, na categoria Reportagem, e sobre a Agropecuária Capemi (O Escândalo da Capemi), do jornalista Ayrton Baffa, na categoria Informação Econômica.

Não editamos as opiniões do nosso entrevistado, mas em função de problemas técnicos dividimos a entrevista em duas partes. Aqui falamos o que poucos tem liberdade para falar, nosso compromisso é com a luta dos trabalhadores e pela construção de um verdadeiro projeto de Nação!

Assista:
I

II

Leia também:

O INACREDITÁVEL É LUGAR COMUM NO BRASIL. COPA E JOGOS OLÍMPICOS: ORGIA COM DINHEIRO PÚBLICO.