10.9.15

O BOM EXEMPLO

Por CONTINENTINO PORTO - Via blog do autor -


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorge Picciani (PMDB), acredita que a sustentabilidade tem futuro. Ele, que procura trabalhar em favor do bem-estar do Planeta, está no grupo das 46 instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro, que aderiu à A3P, uma agenda ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Na verdade, Picciani quer conscientizar os integrantes de alguns setores com atividades internas de projetos para tornar a atuação da Casa mais sustentável. Na Diretoria de Informática, por exemplo, copos de plásticos foram substituídos por canecas e papéis, que estão sendo reutilizados para a impressão.

O papel pela sustentabilidade nesse departamento não fica só nisso, o subdiretor Adolpho Konder, procura incentivar seus funcionários a elaborar estudos no sentido de melhorar a economia de energia nos computadores da Casa.

Para quem não sabe, a A3P é um programa do governo federal com o objetivo de promover a responsabilidade socioambiental nas práticas de órgãos públicos.

A conscientização procura a adesão a uma série de medidas: gestão de resíduos sólidos, ingresso num programa de economia energética,como também, investir numa fonte especial para a economia de papel e tinta das impressoras.

O exemplo pela sustentabilidade do meio ambiente parte também do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que já conseguiu uma economia de 60% nos círculos de iluminação nos últimos dois anos e meio ao substituir lâmpadas fluorescentes pelas de LED. A água, que é a grande preocupação mundial, o TCE para combater o desperdício do precioso líquido, instalou purificadores e torneiras temporizadas. Que outros órgãos sigam esse belo exemplo pela sustentabilidade do nosso planeta.

* Luiz Edmundo Continentino Porto é presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro.