20.8.15

RADIO SONDA PEDE SOCORRO

ILUSKA LOPES

Os incansáveis ativistas da FIST vem acompanhado e dando suporte jurídico aos moradores do bairro Radio Sonda, situado no Galeão, Ilha do Governador, Rio de Janeiro, e que está dentre as comunidades ameaçadas pela ganância do poder público por terras.

Diante da atual crise política e dos jogos olímpicos, tornou-se frequente no Rio de Janeiro a tomada de terras e despejo de famílias de suas casas pelo poder público, jogando famílias inteiras nas ruas, tornando-as sem-teto.

Na manhã de 18 de Agosto, novamente a Radio Sonda foi vítima da crueldade da Aeronáutica, que com seus soldados e maquinas pesadas derrubou de uma só vez diversas casas que estavam no mesmo terreno, construídas há décadas. Nesta comunidade residem diversos aposentados e inválidos, vários ex-funcionários da própria aeronáutica e do complexo do aeroporto internacional.

Todos nesta comunidade e nos bairros vizinhos estão ameaçados de serem retirados de seus lares para atender às demandas abusivas do poder público para as modificações urbanísticas propostas para a cidade, em virtude da seleção social dos moradores, tornando a cidade um centro de exclusão das populações e espaço para a especulação imobiliária.

Famílias que ajudaram a construir esta cidade, tornar o Rio o polo turístico que é, estão neste momento sendo expulsas por não serem "adequadas" ao padrão imposto pelo poder público.

Não podemos nem devemos permitir que este processo seja realizado em silêncio, não iremos nos calar enquanto o governo deseja criar um paraíso artificial às custas do sangue de nossa população.