HELIO FERNANDES -
Somos explorados pelos americanos, ha
mais de 50 anos. E escrevo sobre o assunto, desde que os fabricantes dos EUA
resolveram transformar o seu prospero negócio de fabricar e exportar automóveis
para Brasil, Ásia e África. Da America do Sul, só o Brasil tinha condições. A
Europa era um mercado sedutor, mas Alemanha, França, Itália, Inglaterra tinham fabricantes
poderosos e um mercado consumidor enorme para carros de luxo e populares, como
o Volkswagen, que nasceu na Alemanha e dominou o Brasil. Mais o
Citroen da França, o Fiat da Itália.
O carro teve relação afetiva com o
Brasil. Mas em troca de vantagens de toda ordem, apoiaram abertamente a
ditadura de 64. As montadoras no exterior, (inclusive aqui) atingiram
plenamente o objetivo de produzir mais lucros do que com a exportação do carro
pronto. Enterraram cidades, abandonaram populações, em nome de um faturamento
muito maior.
Enganaram a todos, os ingênuos, tolos
ou interessados, orgulhosos de entrarem no clube dos fabricantes,
coisa que nunca existiu. Montamos e vendemos o carro mais caro do mundo, á
custa de favores, privilégios, subvenções, escândalos muito maiores
do que o das empreiteiras roubalheiras. Ajudei a desmistificar a
balela, mas as montadoras solidificaram e consolidaram seu prestigio, á custa
de apoio publico, privado, principalmente da televisão.
Qualquer cidadão que ligue um canal,
seja por 10 ou 15 minutos, assistirá o desfile de todas as marcas. Isso o dia
todo.
PS- Estou voltando ao assunto, por
causa do escândalo espetacular, que atingiu a Nissan, individual, e a
Nissan-Renault-Mitsubishi, que formam apenas uma empresa única.
PS2- Foi preso o brasileiro
Carlos Gosn (foto), que preside tudo. A Nissan isolada, e a Nissan
tríplice. Acusado por uma vasta lista de irregularidades, confirmadas pelas
próprias empresas que sabiam de tudo, e logicamente se acumpliciaram. È óbvio
que o presidente será duramente punido.
PS3- Mas as empresas não podem ser
inocentadas, ficarem imunes e impunes.
PS4- Podemos e devemos aproveitar um
descuido ou uma irresponsabilidade ocasional, para fazer o levantamento de 50
anos de escândalos acumulados, para montar o carro mais caro do mundo.
PS5- O fato está tendo repercussão
mundial, primeira pagina de todos os grandes jornais.
COMPLETANDO E COMPLEMENTANDO
A reviravolta na vida do empresário, será
ampla, geral e irrestrita, tudo no plano negativo. Já está preso, será
condenado no Brasil e no Japão, as duas acusações e condenações, interligadas.
A primeira punição, no Brasil, por sonegação na fonte. Durante anos, fixado por
ele mesmo, recebeu da empresa, 668 milhões de reais. Entre outras coisas, esse
total revoltou os dirigentes, do Japão e mobilizou a receita no Brasil, se
omitiu completamente, agora quer se reabilitar.
Deixou de recolher á Receita, 167
milhões. Carlos Gosn não tinha a menor duvida a respeito do seu comportamento
fiscal. Devia recolher na fonte, 27% do que recebia. Depois, na declaração
anual, declarava o que recolheu, poderia ter alguma restituição. Não fez nada
disso, vai pagar em dinheiro que não pagou e será condenado entre 10 e 15
no de prisão pelo crime financeiro. No Brasil.
No Japão sua situação é mais grave, e
já está sendo processado. Com informações do Brasil. O que mais estarreceu os
japoneses. Primeiro, a fábula de dinheiro que recebia, fixado por ele mesmo.
Segundo, a apropriação indébita de bens e propriedade das empresas. Dinheiro
para advogados caros ele tem. Vai precisar.
O presidente Macron, disse que a França
tem 20% na Nissan-Renault-Mitsubichi, vai defender o dinheiro do país. Mais problemas
para o corrupto brasileiro.
PS- Falta responsabilizar os governos
brasileiros que encheram as montadoras de privilégios.
PS2- E foram as que mais desempregaram.