21.11.18

O ESCÂNDALO DA "INDÚSTRIA" AUTOMOBILÍSTICA DO BRASIL

HELIO FERNANDES -

Somos explorados pelos americanos, ha mais de 50 anos. E escrevo sobre o assunto, desde que os fabricantes dos EUA resolveram transformar o seu prospero negócio de fabricar e exportar automóveis para Brasil, Ásia e África. Da America do Sul, só o Brasil tinha condições. A Europa era um mercado sedutor, mas Alemanha, França, Itália, Inglaterra tinham fabricantes poderosos e um mercado consumidor enorme para carros de luxo e populares, como o Volkswagen, que nasceu na Alemanha  e dominou o Brasil. Mais o Citroen da França, o Fiat da Itália.

O carro teve relação afetiva com o Brasil. Mas em troca de vantagens de toda ordem, apoiaram abertamente a ditadura de 64. As montadoras no exterior, (inclusive aqui) atingiram plenamente o objetivo de produzir mais lucros do que com a exportação do carro pronto. Enterraram cidades, abandonaram populações, em nome de um faturamento muito maior.

Enganaram a todos, os ingênuos, tolos ou interessados, orgulhosos de entrarem no  clube dos fabricantes, coisa que nunca existiu. Montamos e vendemos o carro mais caro do mundo, á custa de  favores, privilégios, subvenções, escândalos muito maiores do que o  das empreiteiras roubalheiras. Ajudei a desmistificar a balela, mas as montadoras solidificaram e consolidaram seu prestigio, á custa de apoio publico, privado, principalmente da televisão.

Qualquer cidadão que ligue um canal, seja por 10 ou 15 minutos, assistirá o desfile de todas as marcas. Isso o dia todo.

PS- Estou voltando ao assunto, por causa do escândalo espetacular, que atingiu a Nissan, individual, e a Nissan-Renault-Mitsubishi, que formam apenas uma empresa única.

PS2- Foi preso o brasileiro Carlos Gosn (foto), que preside tudo. A Nissan isolada, e a Nissan tríplice. Acusado por uma vasta lista de irregularidades, confirmadas pelas próprias empresas que sabiam de tudo, e logicamente se acumpliciaram. È óbvio que o presidente será duramente punido.

PS3- Mas as empresas não podem ser inocentadas, ficarem imunes e impunes.

PS4- Podemos e devemos aproveitar um descuido ou uma irresponsabilidade ocasional, para fazer o levantamento de 50 anos de escândalos acumulados, para montar o carro mais caro do mundo.

PS5- O fato está tendo repercussão mundial, primeira pagina de todos os grandes jornais.


COMPLETANDO E COMPLEMENTANDO

A reviravolta na vida do empresário, será ampla, geral e irrestrita, tudo no plano negativo. Já está preso, será condenado no Brasil e no Japão, as duas acusações e condenações, interligadas. A primeira punição, no Brasil, por sonegação na fonte. Durante anos, fixado por ele mesmo, recebeu da empresa, 668 milhões de reais. Entre outras coisas, esse total revoltou os dirigentes, do Japão e  mobilizou a receita no Brasil, se omitiu completamente, agora quer se reabilitar.

Deixou de recolher á Receita, 167 milhões. Carlos Gosn não tinha a menor duvida a respeito do seu comportamento fiscal. Devia recolher na fonte, 27% do que recebia. Depois, na declaração anual, declarava o que recolheu, poderia ter alguma restituição. Não fez nada disso, vai pagar em dinheiro que não pagou e será condenado entre  10 e 15 no de prisão pelo crime financeiro. No Brasil.

No Japão sua situação é mais grave, e já está sendo processado. Com informações do Brasil. O que mais estarreceu os japoneses. Primeiro, a fábula de dinheiro que recebia, fixado por ele mesmo. Segundo, a apropriação indébita de bens e propriedade das empresas. Dinheiro para advogados caros ele tem. Vai precisar.

O presidente Macron, disse que a França tem 20% na Nissan-Renault-Mitsubichi, vai defender o dinheiro do país. Mais problemas para o corrupto brasileiro.

PS- Falta responsabilizar os governos brasileiros que encheram as montadoras de privilégios.

PS2- E foram as que mais desempregaram.