REDAÇÃO -
O jovem catador de latas Rafael Braga, ex-morador da favela do Cruzeiro, no Rio de Janeiro, voltará para a prisão. Ele estava preso em regime domiciliar devido a uma tuberculose contraída no presídio e sua defesa havia apresentado recurso contra a condenação de abril deste ano por tráfico de drogas, que foi negado hoje pela Justiça carioca.
Por 2 votos a 1, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) resolveu manter a condenação do jovem à pena de 11 anos e três meses de reclusão e ao pagamento de R$ 1.687. Como houve um voto favorável à absolvição de Rafael, ainda cabe recurso.
Com a ratificação da condenação, Braga deverá voltar para o presídio assim que terminar o seu tratamento de tuberculose.
Rafael Braga se tornou símbolo da seletividade e do racismo estrutural do sistema de Justiça e é tido como o único condenado em decorrência das chamadas "jornadas de junho".
Ele foi preso no Rio de Janeiro, em 2013, por portar dois frascos plásticos com produtos de limpeza durante uma das manifestações de junho. A acusação alega que ele portava materiais inflamáveis com intenção de produzir explosivos. Condenado a quase cinco anos, ele foi preso novamente, acusado por tráfico de drogas, que, segundo a defesa, foram plantadas por policiais. (via Rio 247)
---
Leia também:
Fotógrafa especialista em conflitos é presa por desembargador durante julgamento do recurso de Rafael Braga (via Mídia Coletiva)
***
---
Leia também:
Fotógrafa especialista em conflitos é presa por desembargador durante julgamento do recurso de Rafael Braga (via Mídia Coletiva)
***
Jornalistas de TV portuguesa falam da denúncia de tráfico de crianças praticado pela Igreja Universal