26.12.16

1 - CIÊNCIA SALVA 2016 COM A MAIOR DESCOBERTA DO SÉCULO. 2 - LUA EM SATURNO PODE ABRIGAR VIDA COMO NÃO A CONHECEMOS

REDAÇÃO -

Comprovação de ondas gravitacionais é considerada como maior acontecimento dos últimos cem anos pela Revista 'Science'.


Uma das conquistas cientificas mais importantes do século ocorreu em 2016: a detecção direta de ondas gravitacionais, previstas por Albert Einstein, exatamente cem anos antes, 1916, em sua teoria da relatividade geral.

No artigo à seguir, para o El País, a pesquisadora do grupo LIGO, que colaborou com as descobertas, Alicia Sintes, reforça que a descoberta "abre uma nova janela de onde observar o Universo", incluindo novos tipos de sistemas astronômicos jamais imaginados pela ciência humana até hoje, permitindo compreender, inclusive, como os buracos negros se formam e possibilitando o aumento da precisão de telescópios, que poderão operar já em 2030.

Leia mais em CIÊNCIAS

***
LUA EM SATURNO PODE ABRIGAR VIDA COMO NÃO A CONHECEMOS

Titã é a maior lua de Saturno. Lá há uma atmosfera densa, cheia de nuvens, e corpos líquidos como rios e lagos. Vento, chuva e outros fenômenos climáticos típicos da Terra criam paisagens familiares, como colinas e praias cheias de dunas. Ou seja, a receita é ótima, o problema são os ingredientes. No lugar de água, há metano, que evapora e forma nuvens em um ar rico em nitrogênio e pobre em um tipo de vida como a da Terra. (Via Revista Galileu)

Leia mais em CIÊNCIAS