Via SINPOSPETRO-RJ -
![]() |
Eusébio Pinto Neto na assembleia ocorrida dia 19 de maio. |
A Rede Forza começa a pagar na quinta-feira(2) a multa de 40% do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço dos funcionários demitidos pela empresa. Para garantir o pagamento das rescisões de 193 trabalhadores, a empresa parcelará o valor das verbas indenizatórias, e vai pagar de uma só vez a multa do FGTS. Todos os pagamentos serão feitos entre esta semana e o dia 17 de outubro.
Para agilizar a liberação do Fundo de Garantia e permitir que o trabalhador dê entrada no seguro-desemprego, a Rede Forza dividiu os trabalhadores em quatro grupos para efetuar o pagamento da multa de 40%. Os funcionários que participaram da assembleia de adesão ao acordo da empresa, no dia 19 de maio, serão os primeiros a receber o dinheiro referente a multa de 40% do FGTS. O pagamento será realizado depois de amanhã(2). Os próximos grupos vão receber nos dias 17 de junho, 15 de julho e 19 de julho.
Já as verbas rescisórias serão parceladas para todos os funcionários em seis vezes. A primeira parcela será depositada no dia 3 de agosto; a segunda no dia 17 de agosto; a terceira no dia 2 de setembro; a quarta em 16 de setembro; a quinta no dia 3 de outubro e a sexta e última no dia 17 de outubro. Esse pagamento se refere a indenização de décimo terceiro salário, férias, dias trabalhados e etc. Os trabalhadores também receberão um salário a mais de remuneração referente a multa pelo atraso no pagamento da rescisão, conforme determina o artigo 477 da Consolidação das Leis Trabalhistas(CLT).
CESTA BÁSICA
No acordo, a empresa também se compromete a conceder aos trabalhadores que continuam desempregados um vale-alimentação no valor de R$ 160,00. O vale-alimentação será retirado na sede da Rede Forza e concedido mediante apresentação da carteira de trabalho. O benefício será disponibilizado durante o período de parcelamento das verbas rescisórias.
ASSEMBLEIA
Os trabalhadores, que ainda não aderiram ao acordo, poderão assinar o termo de adesão amanhã(1º) na assembleia que será realizada, às 15h, na sede da Forza Sindical do Estado do Rio de Janeiro, que fica rua Silvino Montenegro, nº 88, Gamboa, Zona Portuária da cidade. Os funcionários que entraram com ação de reclamação trabalhista na Justiça também poderão aderir ao acordo.
*Estefania de Castro, assessoria de imprensa SINPOSPETRO-RJ.