13.10.16

CARTA ABERTA AO MINISTRO DO TURISMO MARX BELTRÃO. O TURISMO É O SETOR DE MARKETING DA NAÇÃO

Por LUIGI ROTUNNO -



Mesmo com diversas tentativas passadas de estruturar o Turismo como um segmento importante da economia brasileira, devemos admitir que tivemos uma serie de insucessos. Talvez tenha chegado à hora de parar de dizer que “o turismo é a mola propulsora do Brasil”, essa frase já repetida inúmeras vezes nos discursos dos Ministros do Turismo, não foi um sinal de sorte para o setor.

Por falta de direção ou de planejamento em longo prazo, a realidade é que o turismo brasileiro não decola. Mesmo com eventos grandiosos, como uma Copa do Mundo e as Olimpíadas, a vinda de turistas estrangeiros é esporádica e limitada a esse tipo de evento. Logo após as cerimônias de encerramento desses grandes eventos, a frequência de visitantes de outros países ao Brasil parece cair no esquecimento.

Analisar o turismo brasileiro é um trabalho complexo e de grande importância, mas assim como acontece em uma empresa, o Turismo precisa entender o seu “por que”. Devemos identificar “por quê?” queremos que o Brasil desenvolva seu Turismo.

Acredito que o turismo é o gestor da marca de um país. Através da cultura, das belezas naturais e da infraestrutura turísticas, estamos apresentando a identidade de um país no mundo. O Turismo gera e transporta conhecimento, que acaba criando pontes entre pessoas e economias.

O turismo é o pilar da confiança e de compartilhamento de conhecimento entre sociedades diferentes.

Devemos entender a importância da marca Brasil. O Turismo deve encabeçar essa ideia e posicionar-se como o gestor comunicador da marca Brasil dentro e, especialmente, fora do país. Um país precisa de uma marca forte que reflita sua identidade e estabeleça parâmetros de credibilidade, interesse, empatia e, principalmente, de cultura. Divulgar o turismo brasileiro não se limita exclusivamente a desenvolver sua atividade turística, mas também a contribuir de forma ativa reforçando a imagem do Brasil a nível econômico, ético e social. O Turismo interfere diretamente e indiretamente na balança comercial da economia de um país.

Um país com a atividade de Turismo desenvolvida atrai investidores, facilita negócios internacionais, incentiva a compra de produtos brasileiros no exterior e fortalece a imagem do povo brasileiro. O Turismo, quando explorado de forma correta, cria um ambiente de negócios extremamente favorável.

O Turismo deve ser visto como um aliado importante para o crescimento da economia do país. Não podemos enxergar a atividade turística unicamente como um fim a si mesma, pois ela é responsável por inúmeros resultados indiretos e relevantes a economia de um país.

O setor do Turismo age como o marketing de um país. Especialistas em Turismo não vendem apenas os seus serviços - hotéis ou resorts, eles vendem o Brasil como um todo.


*Luigi Rotunno, presidente diretor da ABR – Associação Brasileira de Resorts no biênio 2015/2017, diretor geral do La Torre Resort desde 2004. De pais italianos, nascido em Luxemburgo, tornou-se economista e empresário, iniciando suas atividades relacionadas ao turismo em sua cidade natal, com empreendimentos gastronômicos. Chegou ao Brasil em 2001 onde desenvolve projetos turísticos e imobiliários, foi Secretário de Turismo em Porto Seguro – Bahia em 2005, e devido a sua preocupação com as questões econômicas e sociais, assumiu a presidência da AIB (Associação Ítalo Brasileira Anita Garibaldi) e vice-presidência da ADESM (Associação de Desenvolvimento Econômico e Social do Mutá). Com fluência em sete idiomas e paixão por inovações o empresário participa de eventos pelo mundo com um constante olhar para o futuro.**Fonte:https://www.linkedin.com/pulse/carta-aberta-ao-ministro-do-turismo-marx-beltr%C3%A3o-o-%C3%A9-setor-rotunno