15.9.15

LANÇAMENTO DE “OS IRREDENTOS” LOTA AUDITÓRIO DA OAB-RJ

Via Agência Petroleira de Notícias -

Raphael Martinelli, ao lado de Maria Prestes, falou sobre as dificuldades da luta nos tempos da linha dura imposta pelos ditadores-torturadores.
Passado, presente e futuro se entrelaçam no documentário “Os Irredentos – Uma ode à luta do povo. A esperança documentada”.

Depois da concorrida estreia em São Paulo, no Memorial da América Latina, o filme foi lançado no Rio, no emblemático dia 11 de setembro, com a casa lotada.

Os Irredentos reúne 20 personagens, perseguidos pela ditadura empresarial-civil-militar, no Brasil e na Argentina. O recado dos velhos militantes às novas gerações resume-se à ideia de que lutar não só vale à pena como é o único caminho possível. Mas o filme é também um importante registro histórico de um tempo de horror que os mais jovens precisam conhecer para que não se repita.

Em São Paulo, dentre as muitas presenças, estava a viúva de Carlos Marighella, Clara Marighella. No Rio, a viúva de Luís Carlos Prestes, Maria Prestes, prestigiou o lançamento. O documentário foi dirigido por Dario Santinni.

Os produtores, Paulo Gomes Neto (ex-preso político, militante da ALN) e Geraldo Sardinha (ex-preso político, militante do PCBR, PCdoB e MLN), lembram que esse já é o segundo documentário que realizam sobre militância política. O primeiro foi “Calabouço 1968 – Um tiro no coração do Brasil”, sobre o assassinato do estudante Edson Luís, em março de 1968, oito meses antes do famigerado AI-5.

No Rio, depois do filme houve debate com participação de alguns dos personagens “Irredentos” – que não se rendem nunca: Maria Prestes, Raphael Martinelli, brigadeiro Paulo Mello Bastos, jornalista Dulce Tupy, Pedro Alves, os argentinos Pablo Videla e Julio Santucho, os produtores Paulo Gomes Neto e Geraldo Sardinha e o petroleiro Francisco Soriano.

O Sindipetro-RJ foi um dos apoiadores de “Os Irredentos”, ao lado da Rede Democrática, jornal O Saquá, Memorial da Resistência de São Paulo. A colaboração do Levante Popular da Juventude merece destaque.



A TV Petroleira esteve presente ao lançamento na OAB-RJ.
Confira a reportagem. Também AQUI, ótima entrevista.